Ibict participa de II Seminário Internacional de Turismo Sustentável 2024
No dia 05 de junho, o Rio de Janeiro recebeu a segunda edição do Seminário Internacional de Turismo Sustentável, evento realizado pelo Intus- Instituto para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável na América Latina e Caribe) e que apresenta painéis com especialistas, autoridades e empreendedores, mostrando caminhos e soluções sustentáveis para o ecossistema do turismo.
Durante o encontro, Márcio Canedo, pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI) e coordenador do Consórcio EEN Brasil, apresentou a palestra “Fundos para projetos inovadores no setor do turismo sustentável”, com foco na internacionalização de empresas.
A EEN é um programa da União Europeia que promove o crescimento e a internacionalização de pequenos e médios negócios. Os serviços oferecidos por meio da rede são gratuitos e apoiam a inovação, internacionalização de empresas e a transferência de tecnologia. A EEN promove chamadas internacionais de inovação, rodadas de negócios e eventos. No Brasil, a rede é gerenciada pelo Ibict, em coparceria com a Assespro e Enrich Lac, em consórcio com 10 membros.
Em seguida, foram apresentados alguns serviços desenvolvidos pelo Ibict: o SBRT – Serviço Brasileiro de Respostas Técnica, a Rede APL para o Setor de Turismo e uma plataforma digital do turismo brasileiro. Realizado em parceria com o Sebrae, o SBRT promove a melhoria técnica de produtos e serviços. Em colaboração com o Ministério do Turismo, a Rede APL para o Setor de Turismo busca promover arranjos produtivos locais turísticos. “Atualmente estamos trabalhando em Nova Friburgo (RJ) para criar uma rede local. Podemos fazer isso no Brasil inteiro”, ressalta Canedo. Por último, o pesquisador abordou um projeto desenvolvido em parceria com a UneDestinos que visa desenvolver um observatório para atendimento à pesquisa e à cadeia produtiva do turismo e eventos. “Estamos criando uma plataforma digital do turismo no Brasil que busca auxiliar na decisão para os processos políticos e políticas púbicas”.
Como medir a sustentabilidade no turismo?
Thiago Oliveira Rodrigues, pesquisador do Ibict, apresentou a palestra “Certificação: Selo Verde e ACV. Plataformas de informação voltadas para o turismo sustentável”. Thiago apresentou conceitos sobre o Pensamento do Ciclo de Vida e sobre Ciência para o Desenvolvimento Sustentável, que requer uma abordagem sistêmica e transdisciplinar.
“A minha preocupação é como medir a sustentabilidade. Eu trabalho com métricas e sustentabilidade é um trabalho à parte. Quando a gente traz essa perspectiva para o turismo, a gente tem que entender que tipo de impacto o turismo traz para a gente saber o que precisa ser mitigado”, explica o pesquisador.
De acordo com Thiago, alguns impactos do turismo que podem ser avaliados são relacionados à capacidade de resiliência dos destinos para o recebimento de turistas, sem causar destruição do ambiente físico, econômico e sociocultural. Uma das ferramentas que podem colaborar para a mensuração desses impactos é a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).
O Ibict possui um núcleo de atuação na informação em sustentabilidade, o Laboratório de Informação para Sustentabilidade (LIS) – que busca promover a informação técnica sobre sustentabilidade e contribuir para a tomada de decisão baseada em evidências, em prol do Desenvolvimento Sustentável e da Ciência no Brasil.