A rede Enterprise Europe Network (EEN) foi criada em 2008 pela Comissão Europeia e tem como principal objetivo promover o crescimento de pequenos e médios negócios. Os serviços oferecidos por meio da EEN são gratuitos e têm como foco apoiar a inovação e internacionalização de empresas e a transferência de tecnologia.
As mais de 600 organizações de 64 países que integram a EEN e são conectadas por uma plataforma online que reúne informações a respeito de empresas e mercado de cada país. Esses dados são cruciais para a elaboração de estratégias de expansão dos negócios e busca de parceiros comerciais.
A EEN Brasil é o núcleo brasileiro da Enterprise Europe Network (EEN). Gerenciado pelo consórcio formado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), com auxílio da Embrapii e APEX, o núcleo trabalha para aumentar a visibilidade de empresas brasileiras no exterior.
Os principais objetivos da EEN Brasil são:
Aumentar a visibilidade internacional das empresas e instituições brasileiras;
Facilitar a promoção de negócios e parcerias tecnológicas e de pesquisa;
Atrair investimentos para o Brasil;
Encontrar parceiros estratégicos para a execução de ações de Promoção de Negócios Internacionais.
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) tem a missão de promover a competência, o desenvolvimento de recursos e a infraestrutura de informação em ciência e tecnologia para a produção, socialização e integração do conhecimento científico e tecnológico.O
IBICT é nacionalmente reconhecido por sua importância no campo da informação científica e por seus serviços, como a BDTD (Biblioteca de Teses e Dissertações), uma base de dados que permite acesso a mais de 300 mil teses e dissertações desenvolvidas no Brasil e no exterior por estudantes e pesquisadores brasileiros. Outro sistema desenvolvido pelo IBICT é o Sistema Brasileiro de Respostas Técnicas, o qual assiste micro, pequenas e médias empresas na busca por soluções técnicas, por meio de uma rede de nove instituições de pesquisa espalhadas pelo País. No campo da informação para a produção e o consumo sustentáveis, o Instituto coordena o Programa Brasileiro de Análise do Ciclo de Vida (PBACV). O IBICT também dissemina a filosofia do pensamento do ciclo de vida e oferece, juntamente com a Associação Brasileira do Ciclo de Vida, um treinamento para profissionais interessados em trabalhar com Análise do Ciclo de Vida. Entre os anos de 2008 e 2011, o IBICT foi responsável pelo Projeto B.Bice, em conjunto com o Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública da Universidade de Brasília (CEAG-UNB). O Projeto tinha como objetivo dar suporte à participação de universidades, institutos e pesquisa e empresas no Sétimo Programa-Quadro da União Europeia. http://www.ibict.br/.
Contato EENBrasil / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H
Brasília-DF / cep: 70070-912
Tel.: + 55 (61) 3217.6360
E-mail: contato@eenbrasil.org
A EMBRAPII (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) é uma Organização Social qualificada pelo Poder Público Federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica fomentando a inovação na indústria brasileira.
A assinatura do Contrato de Gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC ocorreu em 2 de dezembro de 2013, tendo o Ministério da Educação – MEC como instituição interveniente. Os dois órgãos federais repartem igualmente a responsabilidade pelo seu financiamento.
A contratação da EMBRAPII parte do reconhecimento das oportunidades de exploração das sinergias entre instituições de pesquisa tecnológica e empresas industriais, em prol do fortalecimento da capacidade de inovação brasileira. Ela tem por missão apoiar instituições de pesquisa tecnológica, em selecionadas áreas de competência, para que executem projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica para inovação, em cooperação com empresas do setor industrial.
A EMBRAPII atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas, tem objetivo de estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.
Todo mês selecionamos oportunidades que possam ter maior interesse
aos empresários brasileiros nas áreas cobertas pela EEN.
Em cada mês, uma das dezessete áreas terá destaque.